A Prefeitura de Mossoró iniciou nesta quinta-feira, 03, a 2ª etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa. A projeção é que pelo menos seis mil animais sejam imunizados até o final deste mês. A febre aftosa é uma doença altamente contagiosa que acomete a produção pecuária. O Município realiza a vacinação para os pequenos criadores da zona rural que possuem rebanho de até 25 animais.
O calendário iniciou na manhã desta quinta-feira e se estenderá até o dia 21 de novembro. Nesta primeira semana as esquipes de vacinação percorrerão as comunidades rurais de Independência, Pedra Branca, Pajeú, Forno Velho, Jucuri, Cabelo de Negro, Solidão, Nova Esperança, Cheiro da Terra, Rancho da Caça, Cigano, São Francisco, Riacho Grande, Serra Mossoró, Santa Elza, Lagoa do Xavier, e Fazenda Nova.
“O nosso calendário prevê a visitação de todas as 133 comunidades rurais e projetos de assentamento de Mossoró durante o mês de novembro. Serão três equipes de vacinadores, o que possibilitará a realização de uma campanha tranquila. Após a vacinação, os profissionais emitem a declaração de animal vacinado, sem custo nenhum para a população”, afirmou a secretária.
O investimento total é de cerca de 90 mil reais. Além da vacinação, o Município também garante o material necessário, como pistolas, agulhas, luvas, botas, despesas com veículos e equipe especializada para executar as vacinas.
Lei Municipal
Em 2015 o prefeito Francisco José Júnior sancionou a Lei Municipal Nº 3.300, que dispõe sobre o Programa Municipal de Combate à Febre Aftosa e que obriga o município a promover a campanha de vacinação duas vezes ao ano: a primeira em maio, e a segunda em novembro.
Poste seu comentário