Conhecer o trabalho desenvolvido no Poder Público é fundamental para formar uma população bem informada e participativa. Para isso, a atuação dos setores de imprensa nos órgãos públicos, principalmente no Poder Legislativo, foi discutida durante a programação do 28º Encontro da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), na tarde desta quinta-feira (17), no hotel Holiday Inn, em Natal.
Diretora da Secretaria de Comunicação Social do Senado Federal, Virgínia Malheiros Galvez foi uma das palestrantes do encontro. Apesar de não atuar diretamente nas escolas do legislativo, ela foi convidada para mostrar a importância da atuação da Comunicação para aproximar a população dos poderes. Para isso, ela relatou o trabalho desenvolvido no Senado Federal.
Segundo Virgínia Malheiros, há aproximadamente 20 anos ocorre a atuação integrada entre TV e Rádio Senado, ganhando posteriormente o reforço do site oficial e da agência de notícias. Os canais, aliados à utilização de redes sociais, têm contribuído para que tudo o que é feito no Senado Federal esteja às mãos da população brasileira e que a própria Casa seja a fonte de notícias para os veículos de imprensa.
“É importante que o Parlamento consiga mostrar tudo o que é feito. Apesar de ser uma tarefa difícil, cobrimos todos os acontecimentos do Senado e o cidadão sabe que, caso busque alguma informação sobre o que ocorre na Casa, o melhor canal será o oficial”, disse Virgínia Malheiros Galvez.
Para conseguir repassar as informações de maneira ágil e com credibilidade, Malheiros explicou que os veículos (TV Senado, Rádio Senado e a agência) atuam integradamente para que todas as atividades sejam acompanhadas. Há, inclusive, canais no Youtube em que ocorrem transmissões ao vivo de reuniões de comissões, solenidades, sessões ordinárias e todas as demais atividades da Casa. Contudo, apesar da busca pela celeridade, o compromisso com a informação repassada de maneira correta é a principal diretriz do trabalho.
“Noticiamos tudo e buscamos ser os primeiros a noticiar, ainda que material sem detalhes, inicialmente. Porém, é uma grande responsabilidade porque falamos por uma instituição, que mexe com a consciência das população. Sabemos que precisamos ser referência e trabalhamos para isso”, relatou.
Fonte: Assessoria
Poste seu comentário