Articulações para 2018: Confira o que se fala nos bastidores do poder.
As especulações sobre possíveis candidaturas ao pleito de 2018 já começam a ganhar força nos bastidores da política potiguar. Da capital ao interior não se fala em outra coisa. A disputa promete ser acirrada.
Começando pela capital, onde o prefeito de Natal, bem avaliado, Carlos Eduardo (PDT) é o nome que mais ameaça à reeleição do governador Robinson Faria (PSD). Ainda se fala em Claúdio Santos, ex-presidente do Tribunal de Justiça. Outro nome cotado para uma disputa majoritária é o do empresário Flávio Rocha.
Outro que sonha numa disputa majoritária é deputado federal Rogério Marinho (PSDB). A deputada federal Zenaide Maia (PR), que botou as unhas de fora, se movimenta em busca de ter um espaço maior, quer disputar o Senado Federal.
Outros nomes que já definiram que disputarão uma cadeira de deputado federal são os ex-deputados Henrique Alves (PMDB) e João Maia (PR). A ex-governadora e atual vereadora Wilma de Faria(PTdoB), vem sendo incentivada a entrar na disputa pela câmara federal, mas, problemas de saúde podem deixá-la de fora do pleito.
Ainda na Câmara Municipal de Natal, ao menos três vereadores podem disputar uma vaga na Assembleia Legislativa: nomes como o presidente da casa, Raniere Barbosa(PDT), a jovem vereadora Natália Bonavides (PT), a médica Dra. Carla Dickson (PROS) – esposa do deputado Albert Dickson que vislumbra uma dobradinha, são alguns dos nomes em alta. O vereador Aldo Clemente (PMB) vem sendo incentivado a disputar uma vaga de deputado estadual.
Na grande Natal, os nomes mais comentados são o do prefeito de Ceará Mirim, Marconi Barreto (PSDB), do ex-governador Geraldo Melo (PMDB) e do ex-prefeito de Parnamirim, Maurício Marques PDT) que já trabalham seus respectivos nomes nos bastidores.
Também da grande Natal, o ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado(PR), almeja um projeto maior – o Senado ou a indicação de vice-governador.
No interior a corrida por uma vaga no legislativo potiguar, já está escancarada. De Assú, o ex-prefeito e atual secretário de governo, Ivan Junior é tido como certo na disputa. Em Caicó, o jovem Adjuto Dias, filho do atual vice-prefeito de Natal, Álvaro Dias (PMDB) deverá substituir o pai no pleito do próximo ano. Ainda do Seridó tem o médico e ex-candidato a prefeito de Parelhas Dr. Tiago Almeida (DEM). Outro que desponta como provável candidato é o presidente da FEMURN, ex-prefeito de Lajes, Benes Leocádio (PMDB).
Na segunda maior cidade do estado, a prefeita Rosalba Ciarlini(PP) poderá apoiar o retorno do seu esposo, o ex-deputado Carlos Augusto Rosado à vida pública ou o nome de sua filha, Lorena Ciarline na disputa para deputado estadual.
Na Assembleia, deputados podem deixar à reeleição de lado e buscar novos horizontes. É o caso do deputado Kelps Lima(Solidariedade) que tem seu nome cotado tanto para deputado federal.Já o deputado Gustavo Carvalho (PSDB) estaria mirando a indicação de vice em uma eventual candidatura à reeleição do governador Robinson Faria(PSD) que também pode deixar de lado a disputa por uma candidatura ao Senado.
A senadora Fátima Bezerra(PT) é nome certo na disputa para o governo. A ex-aliada de Robinson deverá garantir o palanque de Lula em uma eventual candidatura à presidência em 2018. É muita gente se movimentando, pois 2018 tá na próxima esquina.
Fonte: Suébster Neri
Poste seu comentário