O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, manteve, hoje, a expectativa de que a reforma da Previdência possa ser votada ainda neste ano, em dois turnos, na Câmara dos Deputados. A declaração foi feita após o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, avaliar que o calendário está “apertado” para votar o texto antes do recesso parlamentar, o que talvez deixe a aprovação a conclusão da votação somente para 2018.

“É uma expectativa [aprovação ainda neste ano], dependendo evidentemente da evolução da condução das negociações na Câmara. Mas o que temos sim uma expectativa forte é que será aprovada esta reforma sim, idealmente neste ano. Agora não nos cabe definir a pauta”, disse Meirelles após participar de evento promovido pela revista “Veja”, em São Paulo.

Questionado especificamente sobre a viabilidade da aprovação da reforma na Câmara até 6 de dezembro, Meirelles disse: “acho que é viável sim”. Meirelles vinha dizendo que se a reforma não for aprovada este ano, dificilmente será votada em 2018, ano de eleições. Nesta segunda-feira, mudou o discurso. “É difícil afirmar que se não passar agora, que no começo do próximo ano não passa. Essa é uma avaliação que vai ser feita a cada momento. O ideal é resolver logo esse problema e o Brasil se dedicar a outras discussões”, afirmou.

Ele manteve a confiança de que o texto possa ser aprovado também no Senado no mais tardar até o início de 2018. “O importante é que no momento em que seja aprovado logo na Câmara nos dois turnos, é uma sinalização importante e fica muito mais fácil o prosseguimento do processo seja esse ou no próximo a ano”, completou.

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *