Dados da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), mostram que o volume de chuva registrado durante todo o mês de janeiro, na região Oeste, principalmente no Alto Oeste, ficou bem acima da média do mês para todo o estado que é de 60 milímetros. Na região choveu 77,9mm em média, com alguns municípios registrando um volume bem acima dessa média, como em Pilões onde o acumulado do mês chegou a 165,7mm, em Francisco Dantas 162mm e em Assú 161,3mm.
De acordo com a análise pluviométrica, realizada pela meteorologia da Emparn, no mês de janeiro que faz parte da pré-estação chuvosa do Estado, em 47 municípios choveu acima da média (60mm), em 17 deles o acumulado passou dos 100mm.
O semiárido potiguar já enfrenta seus anos de seca, mas para o meteorologista Gilmar Bristot, apesar da situação ser melhor que a registrada nos anos anteriores nessa época do ano, ainda não é a configuração de um bom inverno, já que o período chuvoso só começa na segunda quinzena de fevereiro e segue até a segunda quinzena de maio.
Segundo o meteorologista, “em janeiro, as chuvas são ocasionadas por sistemas meteorológicos transientes como os Vórtices Ciclônicos de Ar Superior (VCANS) e as Frentes Frias (FF), sistemas de baixa previsibilidade, diferente do período chuvoso, quando a chuva é ocasionada principalmente pela Zona de Convergência Intertropical”.
Na análise regional, janeiro de 2018, apresentou o seguinte quadro:
Região Oeste
Média da Região: 77,9mm, com maior volume de chuva nos municípios de Pilões: 165,7mm; Francisco Dantas:162mm e Assú:161,3mm.
Região Central
Média da Região: 33mm, com destaque para os municípios de Jardim do Seridó:86,9mm; Angicos:89,5mm e Florânia:76,7mm.
Região Agreste
Média da Região: 25,4mm, com destaque os municípios de Monte Alegre:76,0mm; Santa Cruz:54,8mm e Santo Antônio com 52,6mm.
Região Leste:
Média da Região:51,4mm, destacando-se os municípios de Senador Georgino Avelino com 118,5mm, Extremoz com 74,8mm e Canguaretama com 70,1mm.
A tabela completa com o acumulado anual está disponível no site da Emparn: www.emparn.rn.gov.br.
Poste seu comentário