A janela partidária que se encerrou nesse sábado (7) foi marcada pelo vai-e-vem de políticos entre partidos. Compilamos as principais mudanças que ocorreram até aqui, com nomes de grande capilaridade trocando de legenda em busca da renovação de seu mandato. O destaque é o PSDB, que agora possui a maior bancada de deputados na Assembleia Legislativa.

PSDB

O desembarque do deputado Gustavo Fernandes encerrou a janela partidária em favor da terceira maior legenda do RN. Antes dele, outros nomes tinham se filiado à legenda, como o ex-senador e ex-governador Geraldo Melo. Além de Gustavo Fernandes, dias antes, Tomba Faria e Larissa Rosado desembarcaram na legenda, deixando o PSB. Com as mudanças , o PSDB detém um terço da Assembleia Legislativa, com oito deputados.

PSB

O partido presidido por Rafael Motta ganhou o nome do vice-governador Fábio Dantas, mas perdeu dois deputados estaduais. A mulher de Dantas, a deputada estadual Cristiane Dantas, deixou o PCdoB para PPL.

PCdoB

Encerrando o ciclo de mudanças de quem tem mandato, o PCdoB perdeu Cristiane Dantas, mas ganhou o deputado Carlos Augusto Maia, que desfalcou o PSD.

PHS

A deputada federal e pré-candidata ao Senado, Zenaide Maia, foi o principal nome recebido pelo PHS. Ela deixou o PR, comandado pelo irmão, João Maia, que deverá ser candidato neste ano à Câmara dos Deputados. Acompanharam Zenaide para o PHS o marido, Jaime Calado, e o ex-prefeito de Parnamirim, Maurício Marques.

Avante

Filiou Karla Barbosa, mulher do presidente da Câmara de Vereadores, Raniere Barbosa. Ela deverá ser candidata à deputuda federal.

Sem mudanças

Se por um lado houve mudanças de impa cto em algumas legendas. Noutra,o quadro permaneceu quase inalterado. Partidos como DEM e PT não sofreram baixas. Assim como o PP, comandado
pelo grupo da ex-governadora Rosalba Ciarlini. O PSD do governador Robinson Faria perdeu um deputado e filioudiversas lideranças de capital eleitoral pulverizado pelo interior do
Estado. O MDB está focado n a disputa majoritária. Assim como PSD, também perdeu um deputado.

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *