Atrasos, evolução insuficiente e risco de descumprimento estão entre o status da maioria das 20 metas instituídas em lei no Plano Nacional de Educação (PNE) para mudar a realidade das salas de aula no Brasil até 2024. Somente a meta 13 foi concluída, que estabelece que pelo menos 75% do professores da educação superior sejam mestres e 35% doutores. Em 2016, este índice era de 77,5%.

Pela segunda vez desde que foi aprovado em 2014, o governo federal divulga um relatório de monitoramento. Entre os destaques, estão:

O país ainda não conseguiu cumprir a meta de crianças na pré-escola

Desempenho da alfabetização no ensino fundamental está estagnado

Houve retrocesso na oferta do ensino em tempo integral

Metas que tratam da qualificação, plano de carreira e salário dos professores estão entre as ainda não cumpridas

Investimento público em educação ainda está abaixo do percentual do PIB previsto para ser alcançado até 2024

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *