A nova pesquisa do Ibope é do tipo Viúva Porcina, aquela que foi sem nunca ter sido. O Ibope titubeou, vacilou e balançou. Ficou na dúvida e foi pedir a benção ao Tribunal Superior, para saber se podia realizar o levantamento sem citar o ainda candidato Lula da Silva. Escolhido relator da petição do Ibope, o ministro Luís Felipe Salomão não quis se envolver e deixou no ar a dúvida, ao afirmar que o TSE não responde a esse tipo de indagação. Atendendo a insistentes pedidos, como se dizia antigamente, o Ibope então divulgou na noite desta quarta-feira, no Jornal Nacional, os números da primeira pesquisa realizada após aberta a campanha eleitoral pelo rádio e televisão, já sem o nome de Lula entre os candidatos.
A maior novidade foi a subida de Ciro Gomes (PDT), que empatou com Marina Silva (Rede) nos 12 pontos e mostra que está em viés de alta,em relação às pesquisas anteriores, em que tinha apenas 8 pontos (junho), passou para 9 (julho) e pulou agora para 12.
BOLSONARO SOBE – Como se esperava, Bolsonaro (PSL) também subiu em viés de alta, partindo de 17% em junho, para 20% em julho e agora 22%.
Marina Silva (Rede), que tinha 13%, caiu para 12% em julho e permaneceu no mesmo patamar, empatada com Ciro Gomes. Parece que estacionou, enquanto Geraldo Alckmin (PSDB), que tinha 6% em junho, subiu para 7% em julho e alcançou 9% agora.
A maior dúvida será o desempenho de Fernando Haddad (PT), que somente agora está efetivado como candidato. Ele tinha 2% em junho, subiu para 4% e agora chegou a 6%, em viés de alta, ainda sem se saber até onde continuará subindo, como herdeiro dos votos de Lula.
INDECISOS – Faltou o Ibope divulgar a pesquisa mais importante, que é a espontânea, quando o entrevistador apenas pergunta em quem o eleitor vai votar, sem lhe exibir a lista de candidatos.
Até agora, nas pesquisas espontâneas de todos os institutos, o resultado tem sido o mesmo – a eleição está sendo vencida por indecisos, brancos e nulos, que até o momento vêm conseguindo maioria absoluta (mais de 50%). Vamos aguardar, porque talvez a pesquisa espontânea do Ibope seja liberada hoje.
Poste seu comentário