# Fátima Bezerra / Governadora
A senadora do Partido dos Trabalhadores (PT), Fátima Bezerra, é a nova governadora do Rio Grande do Norte. A petista foi eleita por 57,60% dos eleitores, o equivalente a 1.022.910 votos. Fátima fez uma candidatura de oposição ao atual governador Robinson Faria (PSD), derrotado ainda no primeiro turno, e disputou o segundo turno com Carlos Eduardo (PDT), que terminou com 753.035 votos (42,40%).
Será a única governadora a comandar um estado brasileiro.
Maria de Fátima Bezerra tem 63 anos e nasceu em Nova Palmeira/PB. É pedagoga e começou a exercer mandato em 1995 na Assembleia Legislativa do estado, sendo reeleita. Em seguida foram três mandatos na Câmara Federal e desde 2015 é senadora pelo Rio Grande do Norte, tendo que renunciar o mandato para governar o estado a partir de 2019.
No primeiro turno, Fátima Bezerra teve 748 mil votos (46,2% dos votos válidos), ficando definido o segundo turno contra o pedetista, que recebeu 526 mil votos (32,5% dos válidos). No primeiro turno, do total do eleitorado, a abstenção ficou em 17,1%, votos brancos, em 4,4%, e nulos, 13,2%. O capitão Styvenson Valentim (Rede) e a Dra. Zenaide Maia (PHS) foram os eleitos para o Senado Federal.
# JAIR BOLSONARO / Presidente
O presidente da República eleito Jair Bolsonaro (PSL) afirmou neste domingo (28), ao ler o discurso da vitória na porta da casa dele, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, que o novo governo será um “defensor da Constituição, da democracia e da liberdade”.
Jair Bolsonaro derrotou Fernando Haddad (PT) no segundo turno e tomará posse como presidente da República em 1º de janeiro de 2019. De acordo com a apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com 96,27% das urnas apuradas, ele jáhavia recebido 56,1 milhões de votos (55,49%).
JURAMENTO – “Faço de vocês minhas testemunhas de que esse governo será um defensor da constituição, da democracia e da liberdade. Isso é uma promessa, não de um partido, não é a palavra vã de um homem, é um juramento a Deus”, afirmou.
Antes do discurso da vitória, Bolsonaro fez uma transmissão ao vivo pelo Facebook na qual disse que pretende “resgatar o Brasil”. “Estou muito feliz, e missão não se escolhe nem se discute, se cumpre. Nós juntos cumpriremos a missão de resgatar o nosso Brasil”, declarou o presidente eleito.
COMPROMISSOS – Bolsonaro afirmou que terá condições de governabilidade e cumprirá todos os compromissos assumidos com as bancada que o apoiam. “Temos tudo para sermos uma grande nação. Temos condições de governabilidade dados aos contatos que fizemos nos últimos anos com parlamentares, todos os compromissos assumidos serão cumpridos com as mais variadas bancadas, com o povo em cada local do Brasil que me estive presente”, declarou.
CORRENTE DE ORAÇÃO – Depois da transmissão no Facebook, Bolsonaro participou de uma corrente de oração conduzida pelo senador Magno Malta, na porta da casa dele, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Malta foi o primeiro candidato a vice-presidente na chapa de Bolsonaro, o PR, partido do senador,, não aceitou aliança. Após fazer o pronunciamento, Bolsonaro declarou que Magno Malta vai trabalhar com ele no Palácio do Planalto.
Poste seu comentário