O cenário local de queda de juros e aprovação da reforma da Previdência, bem como a trégua na guerra comercial entre Estados Unidos e China, levou o risco-país do Brasil ao patamar mínimo em mais de seis anos nesta terça-feira (29).

O risco-país funciona como um termômetro informal da confiança dos investidores em relação a economias, especialmente as emergentes.

Hoje ele é medido principalmente pelo desempenho do CDS (Credit Default Swap). Se o indicador sobe, é um sinal de que os investidores temem o futuro financeiro do país, se ele cai, o recado é o inverso: sinaliza aumento da confiança em relação à capacidade de o país saldar suas dívidas.

Após 15 quedas consecutivas, o CDS de cinco anos do Brasil foi a 117 pontos, menor patamar desde 13 de maio de 2013. Esse período antecedeu os protestos de 2013, que marcaram o início da turbulência política no Brasil e também o ciclo econômico que colocou o país em profunda recessão, da qual saiu com dificuldades.

Além disso, naquele momento, o Brasil tinha o selo de bom pagador concedido pelas agências de classificação de risco S&P, Fitch e Moody’s, outra chancela acompanhada por investidores internacionais ao decidir aplicações em países emergentes, considerados mais arriscados.

O CDS começou a cair de forma mais vigorosa após o Senado concluir, no último dia 23, a tramitação da reforma da Previdência no Congresso. A medida é vista como crucial para estabilizar a dívida pública, o que diminui o risco de um calote no futuro.

Mas o CDS já vinha em trajetória de queda desde o começo do ano, acompanhando a euforia do mercado financeiro que se refletia em outros indicadores. Entre eles estão a alta da Bolsa brasileira para máximas históricas e a queda nos contratos de juros futuros (que sinalizam a remuneração exigida para emprestar ao governo e despencaram a patamares inimagináveis no Brasil).

Nesta quarta-feira (30), o BC (Banco Central) anuncia a nova taxa de juros do país, que deve cair para 5% ao ano, segundo a projeção de consenso dos economistas.

O juro mais baixo também reduz a pressão sobre a dívida e ajuda a reduzir o risco de calote. A Selic saiu de 14,25%, em 2016, para os atuais 5,5%.

“Com a queda de juros, a preocupação com a questão fiscal diminuiu muito. No Brasil, a queda da Selic reduz a evolução da dívida, o que melhora a relação dívida-PIB e contribui para um PIB maior”, afirma José Francisco de Lima Gonçalves, economista-chefe do banco Fator.

A euforia local, ainda que seja acompanha de sinalizações de reformas consideradas cruciais por economistas e investidores, tampouco é isolada do mundo.

Assim como no Brasil, os juros estão em queda na maioria dos países —sejam eles emergentes ou ricos, como os Estados Unidos. Por consequência, o risco-país também cede nesses lugares.

A diferença é que para países emergentes a medida de risco pesa mais na decisão de investidores institucionais na hora de movimentar recursos.

“Tirando a Argentina, não tem nenhum emergente quebrado, sem dólar ou sem capacidade de comprar dólar. De maneira geral, não há risco fiscal nos emergentes, há apenas déficit e o risco dos governos darem calote é muito baixo”, diz o economista do Fator.

Para o analista da Ativa Investimentos Ilan Arbetman, porém, a situação brasileira é relativamente melhor, especialmente quando comparada com a da Argentina, o que reforça o viés positivo.

“Temos muitos dados aquém do esperado e ainda não chegamos no patamar de retomada econômica que gostaríamos. Mas o mercado internacional consegue enxergar um potencial no Brasil que nós ainda não conseguimos ver e isso é bastante positivo para nós”, diz.

Indicadores que medem a atração de estrangeiros para o Brasil mostram que o otimismo do CDS ainda não se traduz em entrada de recursos: até a semana passada o fluxo cambial estava negativo em US$ 19 bilhões (R$ 75,86 bilhões), enquanto investidores estrangeiros sacaram R$ 30 bilhões da Bolsa brasileira.

Lima Gonçalves acrescenta que a melhora no CDS não significa que o país terá sua nota de bom pagador elevada em breve, pois os próprios analistas das agências têm dito que a melhor no risco-país é insuficiente para sustentar uma alta no rating.

A melhora dependente principalmente da economia, que ainda deve crescer menos de 1% neste ano, abaixo dos 1,1% registrados em 2017 e em 2018. Para 2020, as estimativas rondam os 2%, patamar considerado pouco robusto.

Economistas estimam que um CDS baixo é instrumento para atrair investimentos, o que elevaria a taxa de crescimento. Nos grandes bancos, há quem aposte na melhora da nota do Brasil em um intervalo de 6 a 12 meses. O selo de bom pagador voltaria em quatro ou cinco anos.

O Brasil perdeu o grau de investimento entre 2015 e 2016, à medida em que a recessão se agravava e a dívida pública crescia apenas sete anos depois de conquistá-lo.

FOLHAPRESS

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *