Pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira, dia 24, pelo jornal “Folha de S.Paulo” aponta que 51% dos brasileiros que usam WhatsApp desistiram de fazer um comentário ou compartilhar algum conteúdo sobre política para evitar brigas com a família ou com os amigos.

A pesquisa mostrou ainda que 27% saíram de algum grupo para não discutir, e 19% deixaram de seguir ou bloquearam o perfil de um amigo, familiar ou mesmo de uma empresa por discordar de suas posições políticas.

AFINIDADES – O levantamento aponta que 16% entraram em algum grupo em redes sociais para discutir e divulgar ideias políticas parecidas com a sua, e 14% mudaram a foto do perfil para apoiar alguma causa política.

O Datafolha entrevistou 2.948 pessoas nos últimos dias 5 e 6, em 176 cidades de todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. As respostas se referem a comportamentos adotados nos últimos 12 meses, ou seja, de dezembro de 2018 a dezembro de 2019, entre quem tem conta em redes sociais.

FAKE NEWS – Também foi questionado se entrevistados acham que redes sociais mais espalham fake news do que informam: Concordam: 59%;  Discordam: 37%; Não sabem/não concordam nem discordam: 4%. E se redes sociais ajudam a dar voz a grupos que não têm espaço na sociedade: Concordam: 77%; Discordam: 19%; Não sabem/não concordam nem discordam: 4%

A pesquisa apontou ainda que para metade dos brasileiros, as redes sociais têm papel relevante no cenário político: para 43%, elas ajudam a influenciar a decisão de políticos. Segundo o Datafolha, esse índice sobre para 53% entre quem tem o PSL como partido de preferência. Veja abaixo:

DISCUSSÕES – Redes sociais são importantes para fazer com que políticos prestem atenção no que as pessoas estão discutindo: Muito importantes: 54%; Pouco importantes: 30%; Nada importantes: 13%; Não sabem: 3%

Redes sociais são importantes para influenciar a decisão de políticos: Muito importantes: 43% , Pouco importantes: 35%
Nada importantes: 19% , Não sabem: 4%.

MOVIMENTOS POLÍTICOS – Redes sociais são importantes para criar movimentos políticos para agir na sociedade: Muito importantes: 48%; Pouco importantes: 34%; Nada importantes: 15%; Não sabem: 4%

Segundo o Datafolha, a rede social mais usada no país é o WhatsApp, onde 71% têm conta. Em seguida vêm Facebook (60%), Instagram (42%) e Twitter (14%).

SEGUIDORES – A pesquisa aponta que 18% dos entrevistados seguem a conta do presidente Jair Bolsonaro em alguma rede social. O percentual cresce para 27% entre quem tem preferência pelo PSL e para 31% entre quem ganha mais de dez salários mínimos.

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *