Pesquisa PoderData, divulgada nesta 3ª feira (30.set.2020), aponta que o governo do presidente Jair Bolsonaro é aprovado por 52% dos brasileiros. Outros 42% desaprovam e 6% não souberam ou não responderam.
Os percentuais se mantiveram estáveis, desde a última pesquisa, com variações dentro da margem de erro. Há 4 levantamentos, desde a 2ª quinzena de agosto, as taxas não apresentam movimentações significativas.
Os dados foram coletados de 28 a 30 de setembro, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 423 municípios, nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.
Foram destacados, também, os recortes para as respostas à pergunta sobre a percepção dos brasileiros sobre o governo Bolsonaro. Foram analisados os perfis por sexo, idade, nível de instrução, região e renda.
Quem mais aprova
– Os que têm de 25 a 44 anos (61%);
– Aqueles que estudaram até o ensino fundamental (59%);
– Moradores do Norte (63%);
– Desempregados ou sem renda fixa (61%).
Quem mais desaprova
– Quem tem 60 anos ou mais (63%);
– Pessoas com ensino superior (61%);
– Moradores do Sudeste e Sul (48% em ambos);
– Os que ganham de 2 a 5 salários mínimos (61%).
O grupo dos desempregados ou sem renda fixa, como destacado acima, demonstra amplo apoio ao governo. Também é nesse estrato que se concentram os beneficiários do auxílio emergencial.
Poste seu comentário