Baleia, o antiBolsonaro

O deputado Baleia Rossi (MDB-SP) foi o escolhido, ontem, finalmente, pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), como candidato para representá-lo na disputa para a sucessão da Presidência da Casa. O congressista é presidente do MDB. O desafio de Baleia é unificar o grupo em torno do atual presidente da Câmara. “Baleia agora tem que dialogar com todos os partidos para unificar cada vez mais o nosso bloco”, prega Maia.

A escolha por Baleia, segundo aliados de Maia, veio após um grupo de aproximadamente 15 deputados do DEM se revoltar com o que seus participantes chamaram de “excesso de protagonismo” dos petistas na escolha. O partido juntou-se ao grupo de Maia, mas tinha resistências ao nome de Baleia, por ser próximo a Michel Temer (MDB), prócere do impeachment de Dilma Rousseff.

Houve ameaça de que o grupo debandasse para a candidatura de Arthur Lira (PP-AL), que conta com o apoio dos partidos do Centrão e do presidente Jair Bolsonaro. O outro cotado para a candidatura era Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). Ele, porém, não tinha apoio nem do próprio partido. A sigla está fechada com Lira. Maia aglutinou um bloco que, se todos os candidatos votarem conforme a orientação da legenda, reúnem 268 votos.

Seria mais que os 257 necessários para eleger o candidato. Os partidos são: PT, PSL, MDB, PSB, PSDB, DEM, PDT, Cidadania, PV, PC do B, Rede. Ainda não está claro se haverá um único candidato no bloco. Os partidos de esquerda cogitam lançar um nome no 1º turno das eleições e votar em Baleia no 2º turno, caso o candidato próprio não prospere.

Favorito – O grupo se aglutinou em torno do bloco de Rodrigo Maia porque a outra candidatura viável é a de Arthur Lira. Ele se aproximou de Jair Bolsonaro ao longo de 2020. É o candidato favorito do Planalto. Também é o principal líder do bloco conhecido como Centrão. Demonstraram apoio a Lira partidos que somam 204 votos. São eles: (PL, PP, PSD, Republicanos, Solidariedade, PTB, Pros, PSC, Avante, Patriota). O anúncio da candidatura de Arthur Lira, em 9 dezembro, aumentou a pressão para que Maia anunciasse logo seu candidato. A comunicação foi adiada algumas vezes.

Blog do Magno 

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *