Mossoró recebe nesta segunda-feira (08), um novo lote de 1.470 doses do imunizante da Sinovac/Butantan para o início da vacinação na próxima semana, dos idosos a partir de 90 anos de idade. Nesta semana, a prioridade é vacinar os idosos acamados para os quais, o município já possui à disposição 581 doses remanescentes do lote anterior.
As equipes dos agentes de saúde continuam o trabalho em suas áreas de cobertura para a identificação e agendamento dos idosos com idade a partir de 90 anos para que os mesmos possam receber o imunizante na próxima semana. À medida que, este segmento do público idoso for atendido, será a vez da vacinação contemplar os idosos situados em outras faixas etárias obedecendo a um escalonamento decrescente, do mais ao menos idoso:
“Quando terminarmos de vacinar os idosos de 90 anos, a imunização continuará para aqueles de 85 a 89 anos, depois de 80 a 84 anos e, por fim, de 75 a 79 anos”, disse a secretária municipal de saúde, Morgana Dantas, reportando o fato de que Mossoró vai seguir o cronograma divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) e previsto pela nota informativa nº 11/2021. “Em relação aos prazos e escalonamentos por faixa etária, só estamos diferentes daquilo que está na nota informativa da SESAP na questão dos acamados, porque nós optamos por iniciar a vacinação dos idosos acamados já a partir de hoje, não esperando chegar o período de 10 a 12 de fevereiro”, completou Morgana.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta que a população mossoroense fique em alerta contra notícias falsas sobre cronogramas, que circulam em grupos de WhatsApp e outras redes sociais. Em uma delas, é apresentado um cronograma citando grupos de faixa etária com datas referentes ao mês de março, algo que não condiz com o planejamento em vigor divulgado tanto pela Prefeitura de Mossoró, como pelo Governo do Rio Grande do Norte.
Outro ponto importante é que nenhum idoso acamado ou aquele que tiver a vacinação agendada, deve ir à Unidade Básica de Saúde, pois a aplicação da vacina se dará em domicílio.
Segunda dose da Coronavac
Ainda na atual remessa destinada à capital do oeste, 4.331 doses são destinadas para atender os profissionais de saúde e os idosos institucionalizados que já receberam a primeira dose no mês de janeiro. A segunda dose precisa ser ministrada para garantir a eficácia da imunização.
As vacinas que reforçam a campanha de vacinação contra a Covid-19, chegaram no último domingo ao Rio Grande do Norte em um avião que desembarcou no Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante. As vacinas são do tipo Coronavac da farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. O estado recebeu 46.800 doses do imunizante e fez a distribuição para as regionais de saúde, de onde as doses seguirão para todos os 167 municípios potiguares.
Fonte: Assessoria
Poste seu comentário