O Ministério da Saúde habilitou, nesta sexta-feira, 2.779 leitos de UTI para atendimento exclusivo de pacientes com Covid-19 em 22 estados. No Rio Grande do norte serão mais 83 leitos de UTI habilitados em sete unidades hospitalares ao custo de R$ 3,9 milhões, mensais.
O Brasil vive falta de vagas em leitos hospitalares em todo o país. Na terça-feira, boletim da Fiocruz apontou maior colapso sanitário e hospitalar da História do Brasil, com 24 estados e o Distrito Federal com taxa de ocupação superior a 80%. A habilitação dos leitos foi anunciada neste sábado pelo presidente Jair Bolsonaro em suas redes sociais.
De acordo com a pasta, serão repassados R$ 71,9 milhões mensalmente aos estados para custear os leitos.
No RN serão 83 leitos de UTI adulto, conforme a Portaria do Ministério da Saúde (veja aqui)
“Apesar de estados e municípios terem autonomia para criar e habilitar os leitos necessários, o Ministério da Saúde, em decorrência do atual cenário de emergência, disponibiliza recursos financeiros e auxílio técnico para o enfrentamento da doença”, diz a nota da pasta.
Além do colapso nos leitos de hospital, o país também enfrenta uma situação crítica em relação ao fornecimento de insumos necessários para o atendimento a pacientes de Covid-19.
Com informações de O Globo
Poste seu comentário