Pesquisa do Instituto Datafolha, publicada hoje, pelo jornal Folha de S. Paulo, apontou que, para 82% dos brasileiros, os senadores agiram bem ao abrir a CPI da Covid. No entanto, para 57%, a comissão fará “apenas uma encenação”.
A CPI da Covid foi instalada em 27 de abril, para investigar ações e omissões do governo federal no combate à pandemia. Também deve investigar os repasses feitos aos estados.
A pesquisa foi feita com entrevistas presenciais com 2.071 pessoas em 146 municípios nos dias 11 e 12 de maio. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Sobre a abertura da CPI:
- 82% acham que os senadores agiram bem
- 11% acham que os parlamentares agiram mal
- 5% responderam que não sabem
- 2% se disseram indiferentes
Sobre o que a comissão vai fazer:
- 57% acham que será apenas uma encenação
- 35% acham que a investigação será levada até o fim a sério
- 6% não sabem
- 2% deram outras respostas
CPI
A CPI da Covid acaba de encerrar a segunda semana de depoimentos. Até agora foram ouvidos os ex-ministros da Saúde Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich; o atual ministro Marcelo Queiroga; o presidente da Anvisa, Barra Torres; o ex-secretário de Comunicação da Presidência Fabio Wajngarten e o gerente-geral da Pfizer na América Latina, Carlos Murillo.
Para a semana que vem, estão marcados os depoimentos do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello e do ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo.
Os trabalhos da comissão estão desagradando o Palácio do Planalto. Nos últimos dias, o presidente Jair Bolsonaro decidiu abrir artilharia contra a CPI e, em especial, contra o relator, Renan Calheiros (MDB-AL), a quem chamou de “vagabundo”.
Poste seu comentário