A Carteira de Trabalho e Previdência Social Digital é o aplicativo mais baixado no portal gov.br. A solução tecnológica foi desenvolvida pela Dataprev, Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência, para a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho. Foram mais de 344 milhões de acessos desde sua criação em 2017, sendo 270 milhões apenas em 2020. Esse aumento expressivo de usuários se deve à crise sanitária da Covid-19.
A partir de 2019, o documento digital passou a equivaler à carteira de trabalho física, o caderninho azul tão conhecido pelos brasileiros. Com a carteira digital, todas as experiências profissionais ficam disponíveis para o trabalhador e o empregador, de maneira rápida e simples.
Pela carteira de trabalho digital, o trabalhador pode consultar dados sobre contratos de trabalho antigos e atuais, solicitar o seguro-desemprego e, ainda, acompanhar o andamento da concessão de benefícios como o abono salarial e o Bem, Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda. A Carteira de Trabalho e Previdência Social Digital pode ser obtida pelo celular ou pelo computador. No celular, é só baixar o aplicativo, que está disponível tanto para quem usa o sistema Android quanto o iOS. Pelo app, o trabalhador pode inclusive receber notificações sobre as movimentações em seu contrato de trabalho.
Pelo computador, o usuário deve acessar o portal gov.br e buscar por Carteira de Trabalho Digital. Os comandos, na sequência, são: Solicitar e Quero Me Cadastrar. Depois, basta ir preenchendo os campos pedidos. Se aparecer uma mensagem de que a pessoa já tem cadastro, basta voltar para a tela da senha de acesso e seguir as orientações da opção Já Tenho Cadastro. A carteira digital está disponível para quem quiser a versão, mas o trabalhador pode obter a Carteira de Trabalho em papel se quiser.
Para isso, basta enviar o pedido para o seguinte endereço de e-mail: trabalho, ponto, seguido da sigla da unidade da Federação onde mora o trabalhador, arroba, economia.gov.br (trabalho.uf@economia.gov.br). Já para quem baixar o aplicativo da carteira digital, mesmo ela contendo as informações sobre os contratos de trabalho anteriores, vale guardar a versão impressa antiga para consulta dos dados.
Poste seu comentário