O Brasil espera vacinar contra a Covid-19, ao menos com a primeira dose, todos os adultos com 18 anos ou mais. Para alcançar a meta, faltam cerca de 99 milhões de pessoas, segundo informações da analista de Economia da CNN Raquel Landim, a partir de projeções do epidemiologista Wanderson de Oliveira.
Entre esta quarta-feira (23) e o dia 30 de setembro, há exatamente 99 dias. Portanto, o Brasil precisa vacinar um milhão de pessoas por dia, em média, até o final daquele mês para que o objetivo seja alcançada.
Segundo as projeções, o público-alvo da vacina, os maiores de 18 anos, representam 159,3 milhões de pessoas. Deste total, em torno de 60,3 milhões já receberam ao menos uma dose de imunizante contra a Covid-19.
De acordo com a média dos últimos sete dias, o Brasil está mantendo um patamar que permitiria o alcance da meta, com cerca de 1,35 milhão de vacinas aplicadas diariamente.
Há expectativa de que esse índice sofra um baque, já que a maior cidade do país, São Paulo, suspendeu a imunização nesta terça-feira (22) para a reposição dos estoques dos postos de saúde.
De acordo com a projeção do epidemiologista, mesmo assim a meta de aplicar a primeira dose em todos os adultos até setembro segue viável, desde que os laboratórios que negociam vacinas com o Brasil cumpram os prazos de entrega atualmente previstos.
CNN Brasil
Poste seu comentário