Os planos de saúde no Rio Grande do Norte ganharam 48,6 mil usuários entre setembro de 2020 e setembro de 2021 e registraram o maior aumento percentual do Brasil (9,5%), de acordo com dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Em números absolutos, o Estado tinha 511.932 usuários em setembro do ano passado ante 560.615 em setembro último. Dois Estados do País apresentaram queda nos doze meses analisados pela ANS: Maranhão (-2,1%) e Acre (-1,8%).

No mesmo período, a Unimed Natal adquiriu cerca de 25 mil clientes. Parte desses novos usuários veio da incorporação com outra operadora, a Unimed Federação RN. No acumulado, a empresa considera um crescimento sustentável e diz que ele se deu porque os usuários passaram a colocar a saúde como item prioritário, em decorrência da pandemia.

Aumento nos preços

A alta procura pelos planos de saúde no Rio Grande do Norte é seguida pelo aumento dos preços dos novos contratos. Na Unimed Natal, o reajuste foi de 6% em 2021, conforme informado pela operadora. “A alta se deu pelo aumento na utilização dos planos e também pela disparada nos custos médico-hospitalares”, afirmou a empresa.

A Unimed frisa, no entanto, que houve diminuição nos preços das mensalidades para os clientes que já possuíam plano, conforme determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Tribuna do Norte

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *