Via José Casado / Veja

A verdade é que o candidato Lula, o Partido dos Trabalhadores e o presidente Jair Bolsonaro estão ajudando a alavancar a candidatura do ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro, lançado pelo partido Podemos. Introduziram na campanha um tema — corrupção — predileto do ex-juiz e que não está nas prioridades do eleitorado, preocupado com a pobreza e a inflação.

Lula e o PT resolveram presentear o ex-juiz resgatando a Lava Jato como tema de campanha. Acionam a militância para acompanhar Moro com um coro (“Juiz ladrão”) e intensificam a produção de propaganda de versões negacionistas (“A verdade”) sobre a roubalheira na Petrobras.

NO LINGUAJAR DELE… – Já Bolsonaro usa o léxico como pode (“incompetente”, “palhaço”) e diz que Moro não aguenta dois minutos de debate. Em 2018, Bolsonaro não compareceu a nenhum debate e, recentemente, sugeriu a possibilidade de participação em algum deles, mas com regras proibitivas sobre temas de sua escolha, como os negócios de família.

Ataques fazem parte do jogo eleitoral, mas têm consequências. No caso, Lula e Bolsonaro forçam a introdução na campanha de temas — corrupção e Lava Jato— que não estão no topo da lista de prioridades do eleitorado, cuja maior preocupação no momento, indicam as pesquisas, é com a sobrevivência numa etapa de empobrecimento crescente, desemprego em alto e inflação recorde.

 

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