Após as festas de fim de ano, o número de infecções pela Covid-19 cresceu em 18 estados e no Distrito Federal. A média móvel de contaminações em todo o país, que era de 5.033 em 28 de dezembro, evoluiu para 12.467 novos infectados ao dia nessa quarta-feira (5/1), alta de 147,7% em nove dias.

O aumento foi constatado em Amazonas, Roraima, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Piauí, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Espírito Santo. O levantamento foi feito a partir de dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) analisados pelo (M)Dados, núcleo de análise de grande volume de informações do Metrópoles.

Festas de Natal e Ano-Novo

Com o período de festividades do Natal e do Réveillon e a falta de informações atualizadas sobre a pandemia no país desde que um ataque hacker afetou os sistemas do Ministério da Saúde, o número de novos infectados deve se mostrar ainda maior nas próximas semanas.

Dados de novos casos e também de mortes apenas começam a ser regularizados, e, com isso, não é possível determinar se a situação do país está pior do que os números divulgados dão a entender. Autoridades e analistas afirmam que o país vive um apagão de dados, o que impossibilita também que medidas sanitárias mais restritivas de contenção possam ser orientadas à população. As interferências causadas pelo ataque hacker completarão um mês na próxima semana.

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *