Uma pesquisa inédita do Observatório Febraban, feita pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), mediu a percepção dos brasileiros sobre símbolos nacionais que melhor definem ou representam o país e sua população. A é apontada como a principal característica positiva dos brasileiros — para 30% dos entrevistados, é o primeiro traço citado em uma pergunta com múltiplas respostas. O sentimento é maior na faixa etária de 45 a 59 anos (40%) e entre aqueles que cursaram até o ensino fundamental (39%).

A criatividade foi o segundo traço mais marcante da população, com 20% de menções, mas lidera o ranking entre os mais jovens (27%). Outros 15% citaram a capacidade de superação como característica mais marcante.

O último Censo do IBGE, de 2010, apontou que mais de 90% da população brasileira declarou algum tipo de afiliação religiosa. Mais recentemente, tem havido crescimento de denominações religiosas neopentecostais. As religiões evangélicas são seguidas por 31% dos brasileiros, segundo pesquisa do Datafolha de 2019, enquanto os católicos somam 50%. O índice de evangélicos em 2010 era de 22%, e o de católicos, 65%.

O Globo

 

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