O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou em 13 de dezembro de 2021 a resolução 886, que cria a nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que começará a ser emitida a partir de 1 de junho. A versão proporciona, segundo o governo, mais segurança, modernidade e requisitos internacionais ao documento.
“A substituição não é obrigatória e ocorrerá gradualmente para novas habilitações à medida que os condutores forem renovando ou emitindo a segunda via”, informa o governo em nota. Com as mudanças, a CNH terá uma nova identidade visual e novos elementos gráficos para dificultar falsificações e fraudes, além de ser impresso nas línguas inglesa e francesa, além da portuguesa.
Outra alteração com finalidade internacional é que a CNH terá um código usado em passaportes que permitirá ao condutor embarcar em viagens internacionais nos aeroportos brasileiros. A nova CNH ainda terá registrada a atividade remunerada de motoristas profissionais e possíveis restrições médicas. Será mantido o QR Code emitido desde 2017 e será utilizado à validação e armazenamento das informações e foto de cada motorista.
Poste seu comentário