A campanha “Mossoró Vacina”, criada pela Prefeitura de Mossoró e desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta terça-feira (15) a aplicação da 4ª dose da vacina da Covid-19 para idosos a partir de 60 anos. Porém, a 4ª dose do imunizante já vinha sendo administrada e continua sendo destinada a adultos e adolescentes imunossuprimidos.
De acordo com Morgana Dantas, secretária municipal de Saúde, o Ministério da Saúde liberou a administração da 4ª dose da vacina da Covid-19 para atender inicialmente aos imunossuprimidos, que são pacientes que apresentam baixa imunidade. Em Mossoró, a administração da 4ª dose para este público específico foi iniciada assim que a Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) emitiu nota técnica para os municípios.
Morgana salientou que a partir desta terça-feira (15), em Mossoró, tanto os imunossuprimidos quanto os idosos a partir de 60 anos que tomaram a 3ª dose há quatro meses podem tomar a 4ª dose da vacina contra a Covid-19. “Nós seguimos rigorosamente todas as recomendações do Ministério da Saúde na administração das vacinas contra a Covid-19 e iniciamos vacinando com a 4ª dose apenas o público imunossuprimido e a partir desta terça-feira estendemos a vacinação da 4ª dose também para os idosos a partir de 60 anos que tomaram a 3ª dose há quatro meses”, detalhou Morgana.
Coordenador de Imunizações de Mossoró, Etevaldo de Lima reforça quais são os grupos que podem tomar a 4ª dose da vacina da Covid-19. Segundo ele, estão aptos a tomar o imunizante o público imunossuprimido, que são pacientes com baixa imunidade; adultos a partir de 18 anos e adolescentes entre 12 e 17 anos que têm doenças como: Lúpus, Renais crônicos, HIV, Artrite reumatoide, Esclerose sistêmica, entre outras. Também estão in
cluídos neste grupo pessoas transplantadas e pacientes que fazem quimioterapia.
QUEM PODE TOMAR A 4ª DOSE DA VACINA DA COVID-19:
- Adultos imunossuprimidos que tomaram a 3ª dose há quatro meses;
- Adolescentes entre 12 e 17 anos imunossuprimidos que tomaram a 3ª dose há quatro meses;
- Pessoas transplantadas que tomaram a 3ª dose há quatro meses;
- Pacientes que fazem quimioterapia que tomaram a 3ª dose há quatro meses;
- Idosos a partir de 60 anos que tomaram a 3ª dose há quatro meses
Fonte: Assessoria
Poste seu comentário