Natal está apta para operar a tecnologia do 5G, segundo o Ministério das Comunicações (Mcom). A capital potiguar está entre uma das 12 capitais brasileiras que foram escolhidas para o funcionamento junto com Brasília, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Palmas, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Vitória, Aracaju e Boa Vista, que já atualizaram suas legislações e estão em condições de ofertar a nova internet.
Segundo Carolina Barbosa, secretária adjunta de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla), no âmbito do município de Natal a competência para autorizar a instalação de antenas é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).
“No final do ano passado, o prefeito sancionou a lei complementar nº 206/2021, uma legislação moderna que cria as condições para a Semurb simplificar o processo de autorização de licenciamento para instalação das infraestruturas das novas antenas 5G”, disse Carolina Barbosa. Segundo a prefeitura de Natal, para a utilização da internet 4G é necessário uma torre mandar o sinal para um bairro inteiro, enquanto na 5G serão necessárias dez vezes mais dispositivos para cobrir a mesma área.
De acordo com informações do ministério, a expectativa é que no final de julho todas as capitais do país deverão estar em condições de lançar a nova tecnologia.
Tribuna do Norte
Poste seu comentário