Pesquisa da Quaest Consultoria, contratada pela Genial Investimentos e divulgada hoje, mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança para a Presidência, com 45% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 31%. As informações são do UOL.

A diferença entre os dois é de 14 pontos percentuais. No levantamento anterior era de 16 pontos percentuais, mas a pesquisa de hoje não pode ser comparada ao levantamento do instituto feito em junho, porque nesta foi excluído o nome do General Santos Cruz (Podemos). Em junho, o petista tinha 46%, enquanto o atual presidente aparecia com 30%.

Além disso, diferentemente da pesquisa anterior, Lula não vence em primeiro turno, devido à margem de erro —que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O ex-presidente fica com 45% contra 42% dos outros candidatos somados. Na margem de erro, o petista fica entre 47% e 43%, e os demais somados entre 40% e 44%. No cenário da pesquisa estimulada —quando o entrevistado recebe uma lista prévia com os nomes dos presidenciáveis—, Ciro Gomes (PDT) é o terceiro, com 6%. Já André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB) somam 2% cada. Ciro, Janones e Tebet estão tecnicamente empatados.

Pablo Marçal (Pros) tem 1% e empata com Janones e Tebet, mas não alcança Ciro. Os demais aparecem com 0%. Todos eles empatam tecnicamente.

O levantamento ouviu 2.000 pessoas face a face, entre os dias 29 de junho e 2 de julho. O índice de confiança, segundo o instituto, é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-01763/2022 e teve o custo de R$ 268.742,48.

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *