Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (18), encomendada pela Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo, mostra o ex-presidente Lula com 47% das intenções de voto no primeiro turno da eleição presidencial, seguido pelo atual presidente Jair Bolsonaro, com 32%.
O petista manteve o percentual e o presidente avançou 3 pontos em relação à última pesquisa, feita na última semana de julho, que ainda tinha os nomes de André Janones (Avante) e Luciano Bivar (União Brasil).
Intenção de voto estimulada
- Lula (PT): 47%
- Jair Bolsonaro (PL): 32%
- Ciro Gomes (PDT): 7%
- Simone Tebet (MDB): 2%
- Vera (PSTU): 1%
- Pablo Marçal (PROS): 0%
- Roberto Jefferson (PTB): 0%
- Felipe d’Avila (NOVO): 0%
- Sofia Manzano (PCB): 0%
- Léo Péricles (UP): 0%
- Soraya Thronicke (União Brasil): 0%
- Eymael (DEMOCRACIA CRISTÃ): 0%
- Em branco/nulo/nenhum: 6%
- Não sabe: 2%
O questionário foi registrado no TSE no dia 12, antes da retirada da candidatura de Pablo Marçal e do registro da candidatura de Eymael como Constituinte Eymael. A pesquisa ouviu 5.744 pessoas em 281 municípios e tem margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
De acordo com o Datafolha, mesmo com um quadro diferente de candidatos, a pesquisa atual pode ser comparada com as anteriores porque o percentual atingido pelos candidatos que entraram ou saíram da disputa fica entre 0 e 2%, dentro da margem de erro dos levantamentos, “e dessa forma não compromete a evolução dos resultados registrados desde maio deste ano”.
Estratificação
A pesquisa mostra que Lula vai melhor entre os mais pobres, os que se declaram pretos e os que vivem na região Nordeste. As intenções de voto no petista são mais expressivas entre:
- Eleitores com renda de até 2 salários mínimos (55%)
- Quem recebe ou mora com alguém que recebe Auxílio Brasil (56%)
- Moradores da região Nordeste (57%)
- Autodeclarados pretos (60%)
- Homossexuais ou bissexuais (69%)
Já Bolsonaro tem melhor desempenho entre os mais ricos, os brancos, os evangélicos e os que vivem na região Norte. A intenção de voto no presidente é maior entre:
- Quem tem renda superior a 10 salários mínimos (43%)
- Moradores da região Norte (43%)
- Autodeclarados brancos (38%)
- Evangélicos (49%)
g1
Poste seu comentário