De acordo com os estudos meteorológicos, o período chuvoso do próximo ano poderá iniciar bem antes do que se espera. Aumentou em 75% a chance de que o La Niña continue presente durante os próximos meses de dezembro de 2022 e em janeiro e fevereiro 2023. No entanto, após o fim do fenômeno climático e algum período de neutralidade, começam a surgir chances da volta do El Niño.
O período das chuvas no Seridó é esperado com grande expectativa pelos sertanejos, que aguardam uma quadra chuvosa que proporcione o bem-estar da vida no sertão do semiárido potiguar. Nesse sentido, as experiências de inverno são uma forma de amenizar a expectativa das chuvas.
A previsão veio do Instituto Internacional de Pesquisa para Clima e Sociedade para (IRI, na sigla em inglês), da Universidade de Columbia. De acordo com a meteorologista Cindy Fernández, do Servicio Meteorológico Nacional (SMN) argentino, “quando chegar o verão, o que se observa nas previsões é que [La Niña] tenderá a enfraquecer, pelo que começarão a atuar outros fatores que irão contribuir ou inibir seus efeitos”.
Poste seu comentário