O processo eleitoral brasileiro caminha para a reta final em clima de acirramento político. Na véspera da eleição, serão divulgadas sete pesquisas de intenção de voto para presidente da República. O segundo turno será neste domingo (30/10) e a disputa é entre o presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).  Os eleitores poderão votar das 8h às 17h do horário de Brasília.

No sábado (29/10), serão divulgadas as pesquisas dos institutos MDA, Datafolha, Paraná Pesquisas, Ipec, Quaest, Atlas e Veritá.

Cabe ressaltar que o horário eleitoral gratuito no rádio e televisão é transmitido até hoje (28/10). Em relação às propagandas eleitorais, O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permite a realização de atos de campanha até as 22h de sábado (29/10).

Confira quais serão as pesquisas divulgadas na véspera das eleições:

  • Quaest: Com 2.000 entrevistados, a pesquisa Quaest foi contratada pelo Banco Genial e teve o custo de R$ 198.200. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2 pontos percentuais. A pesquisa foi registrada no tribunal Superior Eleitoral, sob o número BR-05765/2022.
  • Paraná Pesquisas: Com 2.400 entrevistados, a pesquisa do instituto Paraná Pesquisas, autofinanciada pelo próprio instituto, teve o custo de R$ 50 mil. A margem de erro é de 2 pontos para mais e para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número BR-09573/2022.
  • MDA: Com 2.002 entrevistados, a pesquisa do instituto MDA é contratada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e teve o custo de R$ 168 mil. Foram ouvidas pessoas de 137 municípios. AA margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, considerando grau de confiança de 95%. pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número BR-01820/2022.
  • Datafolha: Com 8.320 entrevistados, a pesquisa do instituto Datafolha foi contratada pela empresa Folha da Manhã, que edita o jornal Folha de S.Paulo, e o grupo Globo, com o custo de R$ 617.974,00. As entrevistas foram realizadas em 253 municípios de todas as unidades da Federação. A margem de erro prevista é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número BR-08297/2022.
  • Ipec: Com 4.272 entrevistados, a pesquisa do instituto Ipec foi contratada pelo grupo Globo e teve o custo de R$ 514.446,81. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais e para menos e nível de confiança de 95%. Foram ouvidas pessoas de todas as unidades da federação, sendo que há uma amostra expandida nos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, com 800 e 1.008 entrevistas, respectivamente. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número BR-05256/2022.
  • Atlas: Com 7500 entrevistados, a pesquisa Atlas foi realizada pela empresa Nervera Serviços de Informática, tendo o custo de R$ 65 mil. A margem de erro é de um ponto percentual para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número BR-04838/2022.
  • Veritá: Com 17.552 entrevistados, a pesquisa Veritá foi autofinanciada pelo próprio instituto, com custo de R$ 119 mil. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número BR-04217/2022.

Fonte: Correio Braziliense

 

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