Por: Maricelio Almeida
A cidade de Mossoró representou, em cerimônia realizada em Brasília nesta quarta-feira (7), todos os municípios do país contemplados na primeira fase do programa “Internet Brasil”, iniciativa do Governo Federal, através do Ministério das Comunicações (MCom), que busca levar conexão em banda larga móvel gratuita para crianças e adolescentes inseridos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
Participaram da solenidade “5G Brasil: o legado de um país conectado”, na capital federal, a secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar, a diretora da Escola Municipal Manoel Assis, Marleide Alves, e a aluna Ana Luiza, do 8º ano do Ensino Fundamental, que recebeu o chip das mãos do ministro das Comunicações, Fábio Faria, ativando o dispositivo já na solenidade. O projeto-piloto do MCom contempla 15 escolas de seis cidades da região Nordeste. Além de Mossoró, apenas Caicó, no Rio Grande do Norte, integra o programa.
“Participamos aqui em Brasília de um momento importante que evidencia o papel atuante do nosso município junto ao Ministério das Comunicações (MCom) e ao Ministério da Educação (MEC). Mossoró estar hoje presente na cerimônia no Palácio do Planalto, sendo escolhida para representar as demais cidades contempladas pelo programa ”Internet Brasil’, momento em que houve a entrega de chips, é representativo”, destacou Hubeônia Alencar, acrescentando:
“Estivemos presentes em todos os programas do MCom para conectividade, de forma pioneira, já na etapa piloto, o que revela nosso engajamento para uma Mossoró conectada, agindo no presente para ofertar uma educação com futuro e de futuro”, disse.
Em Mossoró, são duas escolas beneficiadas com o “Internet Brasil”: a Manoel Assis e a Raimundo Nogueira do Couto. Cerca de 500 alunos destas duas unidades de ensino receberão os chips com pacotes de 20 gigabytes (Gb) de internet gratuita, que podem ser usados dentro e fora das unidades escolares. O pacote será renovado mensalmente, de forma automática.
Além do “Internet Brasil”, Mossoró participou também, de forma piloto, do “Educação Conectada” (promoção de apoio à universalização do acesso à internet de alta velocidade e fomenta o uso pedagógico de tecnologias digitais na Educação Básica”; “Nordeste Conectado” (promoção, expansão e interiorização de redes de alta velocidade na região); “Wi-Fi Brasil” (instalação de internet banda larga em escolas e em praças) e “Computadores para Inclusão” (doação de equipamentos e instalação de pontos de inclusão digital).
Poste seu comentário