Foto: Sérgio Lima/Poder360

A Câmara dos Deputados convocou para esta segunda-feira (9), às 20h30, uma sessão extraordinária do plenário da Casa para analisar o decreto de intervenção federal no Distrito Federal, após os atos ocorridos neste domingo (8), em Brasília.

O Congresso Nacional está de recesso até o início de fevereiro. No entanto, devido à depredação e invasão das sedes dos Três Poderes neste domingo, deputados federais e senadores têm mantido reuniões para discutir como responder aos atentados. A expectativa é que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), discurse para reforçar a reprovação dos deputados quanto aos atos.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou no início da noite de domingo a publicação de um decreto determinando a intervenção federal do Distrito Federal, em respostas aos atos antidemocráticos. A ordem vale até 31 de janeiro e nomeia Ricardo Garcia Cappelli para o cargo de interventor. O interventor, de acordo com o decreto, “fica subordinado ao Presidente da República” e poderá requisitar apoio de “quaisquer órgãos, civis ou militares, da administração pública federal”. Cabe à Câmara e ao Senado analisar o decreto, que deve ser aprovado nas duas Casas sem maiores dificuldades. O texto precisa ser aprovado pelo Congresso para continuar a valer.

Perícias ainda estão sendo feitas no Congresso e isso, inclusive, motivou deixar a sessão para às 20h30. Técnicos da Câmara analisam se painéis e sistemas usados nas votações da Casa foram danificados.

CNN Brasil

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *