Em assembleia realizada pelo Sindiserpum nesta segunda-feira (13), os professores da rede municipal de ensino deliberam por unanimidade pelo início de uma greve a partir de quinta-feira, dia 23.
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (Sindiserpum) cobra uma audiência para discutir a pauta da categoria, protocolada desde dezembro do ano passado e, principalmente, a adoção do Piso Nacional do Magistério, anunciado pelo Ministério da Educação, em 14,95%.
A assembleia de hoje culminou com uma caminhada até o Palácio da Resistência, sede do Poder Executivo mossoroense, onde os professores reforçaram a necessidade da abertura de diálogo com o sindicato para discutir as reivindicações e expuseram as razões da greve. “É no mínimo uma falta de respeito para com os professores este silêncio do prefeito em agendar uma audiência para discutir as pautas apresentadas. Já faz mais de 40 dias que o ofício foi protocolado e até agora nenhuma sinalização. Isso não é aceitável e empurrou a categoria pela deflagração da greve”, comenta a presidente do Sindiserpum, Eliete Vieira.
A prefeitura se pronunciou, através de nota. Disse que respeita o sindicato, está aberta ao diálogo e que o principal avanço da gestão é ter feito o maior investimento em educação com recursos próprios, em 2022, totalizando R$ 147 milhões. Confira a nota na íntegra:
A Prefeitura de Mossoró respeita a decisão do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (Sindiserpum), mas lamenta a forma que o Sindicato não reconhece os inegáveis avanços conquistados para a educação de Mossoró ao longo dos últimos dois anos.
Como principal avanço, citamos: o maior investimento na educação municipal, totalizando R$ 147 milhões de recursos próprios em 2022; Reajuste salarial para os professores de 33,67%, concedido ano passado e ainda em fase de pagamento; e melhores condições de trabalho nas escolas e creches do município através de entrega de novos equipamentos, climatização das 95 unidades de ensino em andamento e reforma e revitalização dos prédios. Todas essas ações e investimentos estão contemplados no Programa Mossoró Cidade Educação.
Em respeito e trabalho pelo servidor público, destacamos as mais de mil progressões concedidas pela Prefeitura, que estavam vencidas há mais de 4 anos; pagamento do terço de férias de 2023, efetuado em janeiro deste ano, bem como retomada da liberação para capacitação dos servidores.
Reforçamos que mantemos o diálogo com todos os servidores públicos. Reiteramos que o diálogo deve ser feito e pra isso colocamos a Secretaria de Educação, Administração, Finanças, Orçamento e Planejamento e Controladoria, à inteira disposição do Sindicato para o diálogo objetivo de todas as pautas.
Mossoró-RN, 13 de fevereiro de 2023
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Mossoró
Poste seu comentário