Um estudo realizado pelo Instituto Pesquisa na Hora (PNH), empresa do Grupo Interjato, do Rio Grande do Norte, constatou que metade dos brasileiros confia na Inteligência Artificial (IA). Os dados mostram ainda que para os entrevistados, essa tecnologia veio para ficar e existe a percepção de que impactos positivos estão presentes no dia a dia.
A pesquisa do PNH, feita em parceria com a Escola de Negócios StartSe, faz parte de uma iniciativa para mapear e educar sobre tecnologia no mercado brasileiro. De acordo com os dados, 50% dos entrevistados afirmaram confiar em Inteligência Artificial e acreditam que a área da Saúde (27%) pode ser a mais beneficiada pela IA, seguido por Educação (21%) e Negócios (13%).
Ao mesmo tempo, metade usou a tecnologia recentemente e confia na aplicação. Outro ponto que reforça o reconhecimento da tecnologia é que 62% afirmaram que confiariam num diagnóstico médico por Inteligência Artificial. Apesar da percepção geral ser positiva, 50% dos entrevistados consideram a IA uma ameaça ao emprego humano. Essa insegurança é ainda maior entre as mulheres (55%) e na região Nordeste (56%).
Sobre a experiência com a Inteligência Artificial, 66% responderam que têm alguma familiaridade com a IA e definiram a tecnologia: Como um Sistema de computador que pode tomar decisões sem ajuda de humanos (48%); Tecnologia utilizada em redes sociais e pesquisas online (30%); Forma avançada de tecnologia utilizada apenas em indústria (10%).
O estudo é um dos primeiros realizados no Brasil e o mais importante ao considerar as características demográficas próprias da população, como proporção de sexo e faixa etária em cada região do país. Para João Araújo, sócio fundador do Instituto PNH, além de todas as informações trazidas pelo levantamento, a percepção sobre o uso de Inteligência Artificial chama bastante atenção.
“Embora 85% dos entrevistados afirmarem usar as redes sociais, entre esses usuários, 50% afirmam que não utilizaram ferramentas de IA recentemente, o que nos revela que grande parte dos entrevistados não percebem que de alguma forma a Inteligência Artificial já está inserida no seu dia a dia”, explica o sociólogo.
João Araújo destaca que apesar da IA ir além das redes sociais, se faz importante refletir também sobre os impactos para a sociedade não só da tecnologia quanto das ferramentas de Inteligência Artificial no contexto de uma realidade tão diversa quanto a brasileira. Para o sociólogo, a preocupação apontada pela pesquisa também retrata o sentimento de parte da população.
“Muitos ainda não percebem que fazem parte deste universo da IA e que ela esteja tão presente. Mas se por um lado a tecnologia pode trazer benefícios, por outro ela pode gerar mais desigualdade. Na questão da empregabilidade, fica evidente o receio de que ela possa aumentar a exclusão de profissionais já marginalizados”, acrescenta.
Sobre a pesquisa
O levantamento feito pelo PNH foi realizado no mês de abril, através de contatos telefônicos em todo território nacional utilizando a técnica de amostra aleatória simples com 577 entrevistas entre a população acima de 18 anos. A margem de erro para esse estudo é de 4,16 %, com intervalo de confiança de 95,5%.
O Instituto Pesquisa na Hora oferece uma ferramenta rápida e acessível para levantamentos de mercado e eleitorais. A empresa faz parte do Grupo Interjato, composto ainda pela Evos, para conectividade e Mesotech, especialista em videomonitoramento inteligente.
Para ter acesso ao relatório completo da pesquisa sobre Inteligência Artificial, acesse: https://institutpnh.
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