O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da 34ª Região do Rio Grande do Norte retotalizou os votos das eleições municipais de Mossoró de 2020 e diplomou nesta sexta-feira (26) dois novos vereadores para a cidade.

Foram oficializadas as candidaturas de Tony Cabelos (PP) e Ozaniel Mesquita (União Brasil). Primeiros suplentes, eles entram nas vagas de Naldo Feitosa e Lamarque Oliveira, ambos do PSC, que tiveram as candidaturas cassadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por fraude na cota de gênero.

Os dois foram diplomados pela juíza Welma Menezes. A Câmara Municipal de Mossoró deve realizar a cerimônia de posse dos dois novos parlamentares nos próximos dias. Ao todo, o município tem 23 vereadores.

“Vamos todos trabalhar juntos pra colocar Mossoró sempre no trilho do desenvolvimento”, disse Ozaniel Mesquista após a diplomação.

“Infelizmente a gente perdeu esse tempo todo, poderia estar trabalhando cada vez mais pela população mossoroense, mas a gente tem um ano e pouco pra trabalhar cada vez mais pela população”, falou Tony Cabelos.

Para cassar os outros dois mandatos, o ministro do TSE Carlos Horbach apontou “indícios claros de fraude”, o que resultou na anulação de toda a chapa integrada por Naldo Feitosa e Lamarque Oliveira.

Segundo o TSE, oito mulheres que concorreram pelo PSC tiveram candidaturas fictícias apenas para cumprir a cota de gênero. Lamarque corre ainda o risco de ficar inelegível.

No dia 16 de maio, Mossoró passou por outra mudança na Câmara Municipal. Isso porque, dias antes, no dia 9, o TSE anulou – também por unanimidade – todos os votos recebidos pelo PSDB na eleições de 2020 também por fraude na cota de gênero e cassou o mandato de Larissa Rosado. Com a decisão, houve uma retotalização de votos e Marrom Lanches assumiu a vaga.

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *