Professor do IMD conduzirá pesquisa internacional sobre responsabilidade social e IA

Estudo inicia em agosto e investigará formas de responsabilizar atores sociais por mau uso de IA

Com suas potenciais consequências debatidas ao redor do mundo, a Inteligência Artificial terá suas implicações sociais, políticas e econômicas estudadas também no âmbito do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN). Isso porque o professor do IMD Leonardo Bezerra vai dar início, em agosto deste ano, a uma pesquisa internacional que visa contribuir com a criação de mecanismos de responsabilização pelo mau uso de IA em diferentes contextos.

Com apelo global, o projeto de pesquisa foi aprovado por três instituições de fomento à ciência, localizadas na União Europeia e Reino Unido e inseridas nos contextos de estudos do tipo fellowship e lectureship. Ao final, o estudo deverá resultar na criação de um observatório digital – ferramenta que contemplará tudo o que pode ser considerado dano social causado por más aplicações de IA ao redor do mundo.

Na prática, a ferramenta deverá funcionar como um portal de divulgação científica aberto a toda a sociedade. Uma vez criado, o Observatório servirá tanto de referência para outros trabalhos relacionados com IA como também de base para autoridades de diferentes países traçarem políticas públicas que realmente garantam a segurança e responsabilização por parte de empresas ou usuários da tecnologia.

“Exemplo disso é a desinformação nas redes sociais ou a própria falta de transparência de IA criadoras de conteúdo. Essas são situações discutidas mundialmente e a nossa proposta é estudar não apenas esses problemas, mas monitorá-los, entender suas limitações e propor soluções concretas para a falta de responsabilização da IA em diferentes contextos”, explica Leonardo Bezerra.

O projeto também prevê a escrita de um livro, no qual será detalhado todo esse processo de discussão e criação das soluções propostas pela pesquisa.

 

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *