‘Supersemana’ no Congresso testa base de Lula em meio a troca em ministério e promessa de cargos
4 de julho de 2023
Postado às 17:05
2 minutos de leitura
A “supersemana” no Congresso Nacional, com um esforço concentrado para avançar temas da agenda econômica na Câmara, será um teste para a base aliada de Lula.
Até o fim da semana, segundo o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), os deputados devem votar o projeto de lei que estabelece regra favorável ao governo em julgamentos do Conselho de Administração de Recursos Fiscais (Carf); o novo marco fiscal, com mudanças feitas pelo Senado; e a reforma tributária. As informações são do blog do Valdo Cruz.
Para garantir a aprovação desses temas antes do recesso, o Palácio do Planalto deve enfim promover a troca da ministra do Turismo, Daniela Carneiro (União-RJ, em migração para o Republicanos), pelo deputado Celso Sabino (União-PA).
Além disso, o governo deve avançar em negociações para ceder cargos de segundo escalão a aliados de partidos independentes e até das siglas que hoje são oposição, como PP, Republicanos e PL.
O governo já tem contado com votos destas legendas, mas quer avançar ainda mais neste grupo de partidos. Além disso, a ordem é dar protagonismo principalmente ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) – que traçou como meta aprovar esses projetos nesta semana ou, no máximo, na próxima.
A equipe de Lula acredita que vá terminar o primeiro semestre com uma base um pouco mais alinhada ao governo, com garantia de votos para seguir aprovando seus projetos no segundo semestre.
Formado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), professor da rede publica.
Tenho experiência também em colégios particulares e sou especialista em Assessoria de Comunicação pela UNP.
Poste seu comentário