Segundo a Petrobras, preço do petróleo no mercado internacional e taxa de câmbio permitiram redução. Para o trimestre de referência, disse a empresa, o petróleo teve queda de 3,8% e o câmbio apreciação de 4,8%.
Estatal estima queda acumulada de 25% no preço do gás natural para as distribuidoras em um ano. A última vez que o preço foi atualizado foi em 1º de maio, quando houve redução de 8,1%.
Preço final do gás ao consumidor depende de outros fatores
Após chegar à distribuidora, ainda são aplicados tributos federais e estaduais, além da margem de lucro de cada revendedora ou distribuidora de gás canalizado. No GNV (Gás Natural Veicular), entra na conta também a margem dos postos de revenda.
Na última semana, o preço médio do metro cúbico de GNV (gás natural veicular) ficou em R$ 4,52 nos postos brasileiros. O valor foi apurado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).
Redução de preço não se aplica ao preço do GLP (gás de cozinha). A Petrobras destaca que as tarifas de gás canalizado são aprovadas pelas agências reguladoras estaduais.
UOL
Poste seu comentário