O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deve passar por uma cirurgia, conforme informou a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto neste domingo, 23. Lula será cirurgiado no quadril e deve colocar uma prótese. A operação ainda não tem data para acontecer, mas deve ser no segundo semestre deste ano.

Segundo especialistas, a cirurgia de prótese de quadril é considerada uma grande avanço na medicina e pode melhorar significativamente a qualidade de vida do presidente. Geralmente, é composta por quatro partes: uma haste, uma parte de polietileno que substitui a cartilagem, uma peça para a articulação do quadril e uma concha acetabular. A recuperação varia de acordo com o paciente, mas em média leva cerca de um mês para retornar às atividades normais.

Com muitas dores na região, Lula esteve nesta manhã deste domingo no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde fez uma infiltração para aliviar a dor na região da lesão.

Infiltração é uma forma de tratamento que visa dar respostas rápidas a processos inflamatórios e para minimizar dores, quando os pacientes não respondem bem ao tratamento convencional. É costumeiramente usado para tratar dores no joelho de jogadores de futebol, por exemplo, antes que eles passem por cirurgia.

Bom, no caso de Lula, de acordo com a assessoria, trata-se de uma “operação programada, nada urgente”. Lula chegou ao Sírio-Libanês no fim da manhã, onde permaneceu por pouco mais de uma hora. Lula foi atendido pelo médico Roberto Kalil Filho. As dores no quadril são provocadas por uma artrose, resultado do desgaste da cartilagem que reveste as articulações.

Vale lembrar que esse não é o primeiro problema de saúde do presidente. Em março, ele chegou a ser internado com uma pneumonia leve. Além disso, em dezembro do ano passado, passou por uma cirurgia na garganta. Lula tem 77 anos.

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *