Base de Lula na Câmara pode chegar a 350 deputados com PP e Republicanos
31 de julho de 2023
Postado às 20:26
2 minutos de leitura
Vista com restrição por setores mais à esquerda, a entrada do PP e do Republicanos na Esplanada dos Ministérios tem como principal objetivo permitir que o governo tenha base suficiente na Câmara para aprovar Propostas de Emenda à Constituição – as chamadas PECs. As informações são do blog do Valdo Cruz.
A aprovação desse tipo de medida exige um quórum favorável de três quintos na Câmara, ou seja, 308 votos. Atualmente, o governo não tem apoio suficiente para isso. Com a entrada de PP e Republicanos, o número de deputados em partidos da base chegará a 374. Mas, claro, os partidos têm dissidências não importando quantos cargos ocupem.
No caso do União Brasil, por exemplo, Kim Kataguiri (SP), Rosângela Moro (SP) e Mendonça Filho (PE) são declaradamente oposicionistas. Interlocutores do governo fazem uma conta otimista de que, com a entrada dos novos partidos, a base real do governo pode chegar a 350 nomes. Já a conta mais conservadora aponta 315 votos.
A base sólida do governo, que reúne partidos como PT, PDT, PSB e PSOL, tem cerca de 130 deputados. As lideranças calculam que PSD e MDB entregam, nos piores cenários, 35 votos, em média. O União Brasil 30 votos. E PP e Republicanos, que tentam respectivamente emplacar André Fufuca (MA) e Silvio Costa Filho (PE) em ministérios, responderiam por 28 votos cada.
A conta leva em consideração ainda 20 dos 99 votos do PL, de parlamentares mais ligados à base do governo, especialmente do Nordeste. Alguns com indicações em cargos regionais.
As negociações para a entrada dos dois partidos nos ministérios continuam em andamento. O Planalto já tem os nomes e aguarda agora o fim do xadrez, para indicar pastas que essas siglas aceitem ocupar.
Formado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), professor da rede publica.
Tenho experiência também em colégios particulares e sou especialista em Assessoria de Comunicação pela UNP.
Poste seu comentário