Seis candidatos do Rio Grande do Norte alcançaram nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, segundo informou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta terça-feira (16). Em todo o Brasil, 60 pessoas conseguiram tirar nota máxima na prova.
Dos seis potiguares nota mil, um era estudante da rede pública de ensino. Apenas ele e outros três candidatos da rede pública alcançaram a pontuação máxima em todo o país.
Considerada decisiva, a nota da redação tem um peso importante na pontuação final do exame e é usada como critério de desempate em diversos programas de acesso de universidades.
Em destaque
A estudante Letícia Vicente da Silva, 17 anos, que concluiu o ensino médio no Colégio Diocesano Santa Luzia, em Mossoró, em 2023, como bolsista, é uma dos 60 estudantes do Brasil que tirou nota 1000 na redação do Enem.
Segundo dados divulgados pelo Inep, Rio de Janeiro e São Paulo são os estados com mais nota máxima na redação, foram sete casos em cada região. Piauí, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul completam a lista com seis notas 1000 cada.
Apenas 4 desses candidatos de todo país são de escola pública, um deles do RN.
O tema da redação foi: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
“Eu gostei muito da minha redação. Como treineira, sempre havia um corretor que dava nota 1000 e outro um pouco mais baixa e na média eu ficava com 940 ou 960 pontos. Esperava uma nota boa, mas não esperava nota 1000. Agradeço a meus professores e todo suporte que o colégio me deu”, contou Letícia.
Fonte: Blog Will Vicente
Poste seu comentário