Foto: Kleyton Amorim/UOL

Não é a primeira vez que Lula (PT) tem uma fala machista que viraliza. Nesta quarta, ao comentar casos de violência contra a mulher, o presidente falou que “se o cara é corintiano, tudo bem”. O presidente teve pelo menos quatro falas consideradas preconceituosas neste ano.

Em reunião, Lula comentou a ausência de mulheres empresárias. Ontem, ao encerrar uma reunião com empresários do ramo alimentício no Palácio do Planalto, o presidente comemorou a presença feminina. “É a primeira reunião que fazemos com empresários que tem nove mulheres”, disse. Nem a presença de mulheres, nem as cobranças de Janja, impediram Lula de tecer comentários machistas.

‘Afrodescendente assim gosta de um batuque’

Além de machista, Lula também foi acusado de racismo em evento da Volkswagen, no mês de fevereiro. Na ocasião, ele foi informado que uma jovem negra foi premiada com um dos mais importantes prêmios da montadora, na Alemanha. Ele a descreveu como “uma menina bonita” que “gosta de um batuque” e devia ser “cantora”, ou “namorada de alguém”.

‘É mais difícil encontrar mulheres e negros para determinados cargos’

Ao justificar a ausência de mulheres e negros em cargos importantes em seu governo, Lula disse que “não tiveram uma participação política histórica mais contundente”. O comentário foi feito durante uma entrevista aos jornalistas Leonardo Sakamoto e Carla Araújo, do UOL. Ele reconheceu que precisa da participação dessa parcela da população em seu governo “para que ele tenha a cara do Brasil”.

‘Não sabia’ que tinham tantos negros no RS

Durante as enchentes no Rio Grande do Sul, o presidente da República disse que estava “surpreso” com o tamanho da população negra do estado. Lula foi duramente criticado após a fala, já que mais de 2 milhões de pessoas negras vivem no RS. O comentário foi classificado como racismo ambiental — quando se ignora as necessidades da população negra e indígena que vivem em determinada região de risco.

Máquinas de lavar são ‘importantes’ para mulheres

Fala também foi em anúncio de medidas para o Rio Grande do Sul, em abril deste ano.

“Muita gente acha que uma televisão é uma pequena coisa, que não tem muita importância. Mas, para uma pessoa mais humilde, a televisão é um patrimônio. O fogão é um baita de um patrimônio. A geladeira, então, nem se fala. E uma máquina de lavar roupa é uma coisa muito importante para as mulheres que estão sobrevivendo a um verdadeiro sofrimento e martírio com essa chuva.”

‘Vocês não vão me ver de andador, vão me ver sempre bonito’

Declaração aconteceu em transmissão ao vivo em setembro do ano passado, quando faria uma cirurgia no quadril. Críticos consideraram que a fala foi capacitista, preconceituosa contra pessoas com deficiência física.

‘Gratidão pelo que foi produzido durante escravidão’

Fala foi ao lado do presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, em visita oficial ao país africano em julho de 2023.

Nós brasileiros somos formados pelo povo africano. A nossa cultura, a nossa cor, o nosso tamanho, é resultado da miscigenação de índios, negros e europeus. E nós temos profunda gratidão ao continente africano por tudo o que foi produzido durante 350 anos de escravidão no nosso país”

UOL

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *