Marcado pelo aumento na procura por presentes, o Dia dos Pais é a quarta data comemorativa mais importante para o varejo brasileiro. De acordo com pesquisas do Instituto Fecomércio RN (IFC), as vendas do período devem injetar aproximadamente R$ 313,5 milhões na economia potiguar – um aumento de 15,5% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando o comércio potiguar movimentou 271,5 milhões.

Em Natal, cerca de 61,5% pretendem comprar presentes para o Dia dos Pais. Menos pessoas irão presentear em Mossoró, mas a pretensão de compra na capital do oeste saltou de 43,4% para 55,4% desde o ano passado. Para o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN), Marcelo Queiroz, os negócios do varejo devem estar preparados para atender essa demanda.

“Estamos esperando um crescimento expressivo no desempenho do varejo, principalmente em Mossoró. Na capital do Oeste, a expectativa é que o Dia dos Pais movimente mais de R$ 21,2 milhões. No ano passado, a data injetou aproximadamente R$ 15,5 milhões na economia do município. O melhor é que uma boa parte dessa receita, algo em torno de 45%, deve circular no comércio de rua”, ressaltou Marcelo.

Em Mossoró, cerca de 31,5% pretendem comprar dois presentes

Em Mossoró, a maioria das pessoas que pretendem gastar com presentes também pertence ao sexo feminino (57,3%) e concluiu o ensino superior (61,9%). Por outro lado, a maior parte dos mossoroenses que vai às compras tem de 25 a 34 anos de idade (75,3%) e possui renda familiar acima de 10 salários mínimos (81,3%). Além disso, cerca de 71,5% afirmaram que vão fazer pesquisa de preço.

Assim como na capital potiguar, os itens mais procurados serão os de vestuário (49,2%), perfume/cosmético (26%) e calçados/carteira/cinto/bolsa (26%). O valor gasto nesses presentes, segundo a pesquisa do Instituto Fecomércio RN, será de aproximadamente R$ 135,98 – um crescimento de 7,5% em comparação ao Dia dos Pais 2023, quando o gasto médio registrado foi de R$ 126,54.

Metodologia – Para mapear a intenção de compra para o Dia dos Pais, o Instituto Fecomércio RN entrevistou um total de 600 natalenses e de 500 mossoroenses. Os dados foram coletados ao longo do mês de julho. O nível de confiança de ambas pesquisas é de 95% com margem de erro de quatro pontos percentuais. As pesquisas completas estão disponíveis em: https://fecomerciorn.com.br/pesquisas/

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *