Dos 167 municípios do Rio Grande do Norte, 19 possuem um número de eleitores maior do que o de habitantes. É o caso de Bodó, Caiçara do Rio do Vento, Japi, Jardim de Angicos, João Dias, Lagoa de Velhos, Monte das Gameleiras, Olho d’Água do Borges, Paraú, Passagem, Pedra Grande, Pedra Preta, Pilões, Ruy Barbosa, Serrinha, Severiano Melo, Sítio Novo, Venha Ver e Rio do Fogo.

O levantamento foi realizado através do cruzamento de dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com os do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O RN fica até abaixo da média nacional para esse tipo de situação em 2024. Enquanto no estado 11% dos municípios possuem mais eleitores do que habitantes, no Brasil, esse índice chega a ser de 15%, cerca de 849 cidades. Dos 212,6 milhões de habitantes do país, 155,9 milhões estão aptos a votar este ano, segundo o TSE.

A maior diferença proporcional é na cidade de Severiano Melo, que fica na região Oeste do estado; Por lá, há 5.623 habitantes e 7.225 eleitores. O município também é conhecido como ‘Terra do Caju’, por causa de sua produção, e já foi distrito de Itaú.

 

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *