A segunda rodada da pesquisa eleitoral do Consult/TRIBUNA DO NORTE aponta que o candidato do partido União Brasil a prefeito de Natal, deputado federal Paulinho Freire, mantém a dianteira no segundo turno das eleições, com 56.1% dos votos válidos contra 43.9% da candidata do PT, a deputada federal Natália Bonavides, numa vantagem de 12,2%.
Penúltima sondagem eleitoral da TRIBUNA DO NORTE feita em parceria com o instituto Consult Pesquisa – a terceira será divulgada no sábado (26), às vésperas do pleito de domingo e no último dia do prazo permitido pela Justiça Eleitoral, a pesquisa estimulada mostra que o candidato Paulinho Freire mantém uma liderança estável, com 50.6% das intenções de votos dos 575 mil eleitores de Natal, enquanto a a candidata petista aparece com 39.6% ou 11 pontos percentuais a menos que o seu adversário.
Segundo a amostragem estimulada, 5.2% disseram não votar em “nenhum” dos dois candidatos a prefeitos e os que se consideram indecisos, “não souberam dizer”, são 4.6%.
A segunda pesquisa Consult/TRIBUNA DO NORTE, a exemplo de todas as outras sondagens eleitorais, no primeiro e segundo turnos, ouviu 1.000 eleitores nas quatro regiões de Natal.
Rejeição
Em relação ao nível de rejeição de votos entre os eleitores natalenses, os que afirmam “não votar de maneira nenhuma” na candidata à prefeita do PT, Natália Bonavides, continua acima de 50% no comparativo das duas pesquisas do segundo turno .
A pesquisa feita de 21 a 23 Natal mosrtra que a rejeição de candidata Natália Bonavides (PT) a três dias do segundo turno, é de 51.9%. Na pesquisa anterior o índice era de 57.1%.
Quanto ao nível de rejeição do candidato Paulinho Freire (União), o índice é praticamente estável. Na primeira pesquisa, a rejeição dele chegou a 39.3%, agora, na segunda pesquisa, foi a 40.5%, um crescimento de 1.2 pontos percentuais.
Certeza do Voto
De acordo com amostragem, os eleitores que disseram votar no candidato a prefeito Paulinho Freire (União) “com toda certeza” são 47%, enquanto 11.4% disseram que “poderá vir a votar nele”. Não souberam dizer, 1.1%
Com relação a candidata Natália Bonavides (PT), os eleitores que indicaram “votar nela com toda certeza” são 36% e os que “poderão vir a votar nela” 11%. Não sabem dizer 1.1%.
Da mesma forma a pesquisa de campo, que ocorreu entre os dias 21 e 23 de outubro, prevê que o erro amostral dos resultados está sujeito a um erro máximo de 3.1% e confiabilidade de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE com o número RN – 07204/2024.
Tribuna do Norte
Poste seu comentário