Campeão da Fórmula 3 em 2022 e atual líder da Fórmula 2, o jovem piloto brasileiro Gabriel Bortoleto irá disputar a principal categoria automobilística no próximo ano pela Sauber, ao lado do experiente piloto alemão Nico Hülkenberg, de acordo com apuração dos portais Grande Prêmio e Motorsport. O tempo de contrato não deve ser revelado, porém é esperado um acordo longo, já que a construtora desejava um contrato plurianual.
Para garantir o assento, o jovem de 20 anos teve de encerrar seu contrato com a McLaren e desbancou Valtteri Bottas, atual piloto da equipe, que deve seguir para a Mercedes no próximo ano. Além do finlandês, Mick Schumacher e Franco Colapinto também foram cotados para a vaga. O anúncio ainda perece de documentos para ser finalizado.
A conquista do piloto também pode ser compreendida como um ganho para o Brasil no automobilismo mundial, pois após sete anos, terá de volta um piloto na Fórmula 1 – o último havia sido Felipe Massa, guiando pela Williams até 2017. Durante esse tempo, Pietro Fittipaldi disputou duas corridas em 2020, após o acidente envolvendo Romain Grosjean, porém como piloto reserva da Haas.
Apoiado pela agência de Alonso e outros pilotos do grid, Bortoleto foi contratado pela Sauber/Audi para ser piloto já em 2025, em um contrato ainda não divulgado, porém com previsão entre 3 e 4 anos. Esperado para ocorrer após o GP de São Paulo, o anúncio pela equipe ainda depende da trâmites burocráticos por parte da McLaren, o que deve ocorrer ainda nesta semana, o que confirmará a volta de um brasileiro para o grd da Fórmula 1.
Fonte: Rafael Lisboa / Motor Vavel
Poste seu comentário