Com a chegada do Carnaval, a oposição no Rio Grande do Norte dá uma pausa momentânea nas articulações para a sucessão de 2026, mas os bastidores seguem movimentados. Após os festejos, o prefeito de Natal, Paulinho Freire (União Brasil), iniciará um novo ciclo de conversas para unir forças contra o grupo governista.

Nos últimos dias, ganhou força a possibilidade de Rogério Marinho (PL) desistir da disputa pelo Governo do Estado para compor chapa como vice em um projeto presidencial da direita. Se isso se confirmar, três vagas importantes ficariam disponíveis na corrida estadual.

O senador Styvenson Valentim (PSDB) é nome certo para buscar a reeleição ao Senado. Já o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), está cada vez mais animado com as pesquisas e deve consolidar sua pré-candidatura ao Governo do Estado. Outros nomes cotados são os do ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), e do deputado Adjuto Dias (MDB), este último ventilado como possível vice-governador.

Paulinho Freire se fortalece como uma liderança de articulação entre os blocos da oposição, sendo bem visto pelos senadores Styvenson e Rogério. Além disso, o ex-senador José Agripino Maia, que preside o União Brasil no estado, deve participar das tratativas, incluindo a senadora Zenaide Maia (PSD) e outras siglas de centro no debate.

Governismo

O vice-governador do estado, Walter Alves confirmou que não será candidato em 2026. Alves irá finalizar a gestão como governador do Estado. “Realmente, não vou disputar a reeleição. Devo ficar no Governo até o final. O projeto é fortalecer o MDB para 2026”, afirmou em conversa com o Diário do RN.

Apesar de duas reuniões para ratificar a disponibilidade de Walter à disputa, o vice-governador entendeu que não, não quer estender sua permanência como chefe do Executivo estadual por mais tempo que os meses em que assumirá após a saída de Fátima para se candidatar a senadora, na atual gestão.

O secretário estadual da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier, conhecido como Cadu, revelou publicamente sua intenção de entrar na disputa eleitoral de 2026. Durante entrevista à Band, ele destacou que seria uma grande honra formar uma chapa ao lado do atual vice-governador Walter Alves (MDB).

Fontes: Agora RN / Robson Pires

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *