Os fiscais do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (IPEM/RN) realizaram, durante o mês de fevereiro, 2278 ações de fiscalização em instrumentos metrológicos em Natal, Região Metropolitana e Mossoró.

Foram verificadas 817 cronotacógrafos, 673 bombas de combustíveis, 446 balanças, 146 taxímetros, 107 esfigmomanômetros, entre outros. Desses itens o que apresentou um maior número de irregularidades foram os  esfigmomanômetros com erros em 14% das aferições realizadas, seguido pelas balanças com 8,5% de reprovações. Nos casos em que a irregularidade poderia trazer prejuízo ao consumidor, os instrumentos foram retirados de uso até serem reparados e o estabelecimento comercial foi autuado e poderá ser multado.

O Setor de Qualidade é responsável pela fiscalização de inúmeros itens que têm certificação obrigatória pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e devem, entre outras exigências, apresentar o Selo de Conformidade do Inmetro, verificou, em fevereiro, 11.642 itens entre brinquedos, mamadeiras, material escolar, lâmpadas LED, materiais e equipamentos elétricos, eletrodomésticos, produtos têxteis, cadeiras plásticas monoblocos, panelas de pressão e metálicas, isqueiros, entre outros.

Entre os itens fiscalizados foram reprovados um refrigerador e uma máquina de lavar louças pela falta da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia. Esta etiqueta indica o desempenho energético dos equipamentos e informa ao consumidor qual equipamento é mais eficiente no consumo de energia e são obrigatórias em diversos eletrodomésticos.

Fonte: Assessoria

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *