O papa Leão XIV realizou o primeiro encontro com representantes da imprensa mundial no Vaticano na manhã desta segunda-feira (12). Mais de quatro mil profissionais da imprensa acompanharam o conclave, de acordo com o Vaticano.
O pontífice foi recebido pelos jornalistas com muitos aplausos. O discurso durou cerca de dez minutos. Nele, o Papa Leão XIV reforçou a mensagem do papa Francisco que pede por uma comunicação que não seja agressiva.
‘Por isso, eu repito a todos aqui hoje e esse foi o convite, a última mensagem do papa Francisco na Jornada Mundial de Comunicações Sociais. Vamos discernir a comunicação de qualquer fanatismo, ódio, agressividade, vamos purificá-lo da agressividade. Não queremos uma comunicação muito muscular, agressiva, e sim uma comunicação capaz de escuta, de capturar e colher a voz daqueles sem voz. Vamos discernir as palavras’.
Assim como na tradicional oração dominical na Praça de São Pedro, o pontífice fez uma mensagem em defesa da paz. Aos jornalistas, o papa Leão XIV pediu que guerras de palavras e imagens sejam evitadas.
‘A paz começa com cada um de nós, com a forma como olhamos para o outro, como ouvimos o outro, como falamos do outro. Nesse sentido, a forma como nos comunicamos é de fundamental importância. Devemos dizer não à guerra das palavras, das imagens. Devemos restringir, deixar de lado o paradigma da guerra’.
A Inteligência Artificial também foi um dos tópicos desse discurso. De acordo com o papa Leão XIV, o uso dessa tecnologia é uma responsabilidade de todos. Ele terminou o comunicado saudando os jornalistas que fizeram a cobertura do conclave.
Esse foi o primeiro encontro do Papa Leão XIV com a imprensa internacional.
Poste seu comentário