Devolução: INSS começa a devolver descontos indevidos amanhã
25 de maio de 2025
Postado às 19:11
2 minutos de leitura
A partir de amanhã, o Governo Federal começa a devolver as mensalidades associativas descontadas indevidamente de aposentados e pensionistas em abril. Serão reembolsados, ao todo, R$ 292 milhões aos beneficiários, segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
No final de abril, o INSS determinou a suspensão de todos os descontos desse tipo. Só que, como a folha daquele mês já estava fechada, os descontos ainda foram realizados nos pagamentos feitos entre 24 de abril e 8 de maio. O INSS, no entanto, reteve esses valores e não repassou o montante às entidades associativas.
Agora, a devolução será feita junto com o pagamento regular dos benefícios, de 26 de maio a 6 de junho. Para isso, o beneficiário não precisa tomar nenhuma providência.
Quem ganha até um salário-mínimo, recebe a partir de amanhã, mas na ordem do último dígito no número do benefício: aquele antes do tracinho. Ou seja, quem termina em 1, na segunda (26), em 2, na terça (27), em 3 na quarta (28), e assim por diante, pulando o sábado e o domingo.
Já quem ganha mais de um salário-mínimo recebe de 2 a 7 de junho, da seguinte forma: finais 1 e 6, na segunda, 2 e 7, na terça, 3 e 8, na quarta, 4 e 9 na quinta e 5 e 0, na sexta.
Agora, para reaver o valor de mensalidades antigas, descontadas de forma indevida, o aposentado ou pensionista deve fazer o pedido ao INSS.
Isso só pelos canais oficiais: pelo aplicativo “Meu INSS”, pela página na internet meu.inss.gov.br ou pelo telefone 135. Vale lembrar que o INSS não manda mensagens ou links por e-mail, SMS ou WhatsApp. O Instituto também não faz ligações para os segurados.
Formado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), professor da rede publica.
Tenho experiência também em colégios particulares e sou especialista em Assessoria de Comunicação pela UNP.
Poste seu comentário