Alexandre de Moraes autoriza Bolsonaro a receber visitas de relator de projeto da Anistia e de líderes da oposição
15 de setembro de 2025
Postado às 20:16
3 minutos de leitura
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), atualmente em prisão domiciliar, a receber as visitas do deputado Rodrigo Valadares (União-SE) e de líderes da oposição.
A defesa de Bolsonaro pediu nesta segunda-feira (15) ao ministro autorização para que o ex-presidente receba uma série de visitas na residência em que cumpre prisão domiciliar.
Os pedidos foram apresentados dias depois de a Primeira Turma do STF condenar o ex-presidente a 27 anos e três meses de prisão por cinco crimes praticados no contexto da trama golpista. As informações são do g1.
Moraes autorizou Bolsonaro receber visitas de:
Valdemar Costa Neto, presidente do PL, em 25/9/2025;
Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição no Senado, em 23/9/2025;
Sóstenes Cavalcante (RJ), líder do PL na Câmara, em 24/9/2025;
Rodrigo Valadares (União Brasil-SE), relator do projeto da anistia na CCJ da Câmara, em 22/9/2025;
senador Wilder Morais (PL-GO), em 26/9/2025;
Adolfo Sachsida, ex-ministro de Minas e Energia, em 19/9/2025.
Apesar de o pedido para as visitas de Valdemar Costa Neto ter sido feito para visitas semanais, a decisão de Moraes autoriza o encontro com Bolsonaro em apenas um dia.
O deputado Rodrigo Valadares apresentou, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, parecer favorável à aprovação do projeto da anistia a condenados pelo 8 de Janeiro.
O texto é uma prioridade para aliados de Jair Bolsonaro no Congresso Nacional, que avaliam que a medida pode beneficiar o ex-presidente, condenado, ao lado de outros sete, por tentativa de golpe pelo STF.
O pedido sobre Valdemar ocorre dois dias depois de o presidente do PL afirmar que houve um planejamento de golpe no Brasil.
Moraes pediu também que a defesa de Bolsonaro se manifeste sobre o pedido de visita feito pelo gorvernador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-PB).
Líderes da oposição Bolsonaro vai se reunir com o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), além do líder da Oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN). A defesa afirma que as visitas são importantes para “manutenção de tratativas institucionais”.
“O pedido funda-se na necessidade de manutenção de tratativas institucionais contínuas com o Parlamentar, cujas atribuições no Congresso Nacional exigem diálogo direto com o Peticionante, inclusive para definição de estratégias e acompanhamento de pautas relevantes ao partido e à representação popular”, diz o requerimento da defesa sobre as visitas de Marinho.
Formado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), professor da rede publica.
Tenho experiência também em colégios particulares e sou especialista em Assessoria de Comunicação pela UNP.
Poste seu comentário